Injustiças, puxadas de tapete e conspirações existem aos montes no mercado de trabalho, não é? Isso pode fazer com que você desmotive e perca a esperança em ser promovido. Pensando nisso, eu desenhei 8 estratégias e dicas para você conseguir, enfim, a tão desejada PROMOÇÃO. Confira!

 

 

1. Tenha uma visão sistêmica.

Conheça todos os processos da sua empresa. É muito desejável a competência da especialização, porém, é imprescindível que você conheça o processo como um todo. Para isso, conheça os departamentos. Você precisa conhecer a empresa em que trabalha. Visite as áreas, seja curioso, busque estar bem informado através do endomarketing da sua empresa; analise o cenário de atuação do segmento em questão; vá almoçar com pessoas de outro departamento; passe algumas horas ao lado de colegas de outras áreas e entenda suas atividades e o impacto de seus processos; proponha um rodizio de funções ou tarefas entre setores para fins de interação e produtividade maior.

 

2. Passe tempo com as pessoas certas

Se você quer se promovido, é razoável que você passe tempo com pessoas que foram promovidas recentemente. Não adianta você se amotinar com seus colegas de trabalho que passam a maior parte do tempo reclamando porque ainda não foram promovidos! Nós somos a média das 5 pessoas com que nos relacionamos e essa regra no trabalho vale ouro. Esteja atento às suas companhias e mude seus relacionamentos no seu ambiente de trabalho.

As pessoas que foram promovidas fizeram alguma coisa por isso, é importante que você esteja perto para saber o que foi!

 

3. Se destaque e tenha boas atitudes!

Fazer bem feito mais do mesmo não é mais suficiente. É preciso pensar além e encontrar competências e habilidades diferentes das dos demais. Olhe ao seu redor, faça uma breve análise sobre o perfil e as habilidades dos que estão à sua volta; por quais características eles são mais bem vistos? Por quais não são? Essa análise pode te ajudar a pensar, identificar e desenvolver habilidades novas que são mais demandadas atualmente.

Lembre-se que ter atitude é fundamental nesse processo! E, claro, uma atitude positiva! Reveja como está seu relacionamento com seus colegas. Perceba como você é visto! Para você ser promovido, você precisará do endosso dos demais, portanto suas chances aumentarão muito se você for empático, acessível e gentil no seu trabalho!

 

4. Alinhe os valores.

Quais são os valores da empresa em que você trabalha? Quais são os seus? Esses dois aspectos precisam estar bastante claros para que você trabalhe de forma produtiva e entregue soluções cada vez mais ajustadas. Quando esse alinhamento não ocorre, é comum que você comece a demonstrar insatisfação com seu trabalho e incompatibilidade com as necessidades e processos da empresa. Ficar “combatendo” a empresa, criar divergências e se envolver em conflitos afastam sua chance de ser promovido. Se os valores não estão tão alinhados mais, talvez seja hora de buscar uma recolocação em uma empresa que tenha valores mais próximos dos seus.

 

5. Solicite feedbacks constantes e consistentes.

Feedback é o caminho promissor e assertivo para o desenvolvimento. Esteja preparado para assimilar e absorver o máximo de informações possíveis nesse momento. Questione, coloque seus pontos de vista, se mostre à disposição para melhorias e, o mais importante: estabeleça um plano de ação de evolução com base nas devolutivas negativas. Busque ajuda para desenvolver habilidades e comportamentos natos (ou não) que você tenha dificuldade para fazer sozinho.

 

6. Eleja referências.

Quem é um profissional que você admira em sua empresa? Seu líder, seu par? Não importa. Novamente, olhe à sua volta e eleja um profissional referência (que inclusive, pode ser alguém que foi promovido recentemente e que você acredite nos méritos da promoção). Se tiver um nível de aproximação maior, marque um café com essa pessoa. Sente para discutir sobre métricas de desenvolvimento profissional e questione sobre o caminho que esse profissional tomou para chega lá. Você pode construir atalhos dessa forma, aprenda com quem conseguiu, com quem tem boa performance e se inspire.

 

7. Venda seu peixe

 

Se você faz um excelente trabalho e seu chefe o indica para uma promoção, você precisa ser conhecido pelos pares do seu chefe para que seja apoiado nessa indicação. Caso contrário, você será só um “fulano” que alguém já ouviu falar… Você precisa se mostrar presente, falar, participar de reuniões, manter um bom relacionamento com todos os níveis e interagir com sua equipe!

 

 

 

8. Não, o seu trabalho não falará por si mesmo!

O seu trabalho pode ser muito bom, mas ele tem um vocabulário limitado, ele precisa de uma voz e de um porta voz e ninguém melhor do que você para isso. Seu chefe, provavelmente, até sabe que você faz um bom trabalho, só que ele está ocupado, pensando em estratégias da empresa, pensando em sua própria carreira, nos seus desafios, na sua vida pessoal, etc, etc e etc. Ele não vai ser seu porta voz, ele não vai “te vender”. Isso é função sua! Portanto, fale, conte sobre seus projetos, sobre suas entregas e (claro) sobre soluções!

Ah e na hora de participar de reuniões, lembre-se do porquê você está participando. Se é para não falar nada e não agregar, nem vá!

 

9. Mude o disco!

Não adianta você ficar falando que quer ser promovido para o seu chefe a todo momento. Conversas claras e diretas sobre isso são muito importantes e devem acontecer uma ou duas vezes no ano. Ficar falando sobre isso todo o mês por exemplo vai ser uma atitude que vai depor contra você. É provável que seu chefe enxergue que você não tem maturidade ou outras habilidades necessárias para ocupar o cargo que você tanto quer! Perceba os momentos estratégicos e apropriados para você conversar sobre isso com seu chefe. Normalmente as empresas seguem um cronograma e critérios para promoções e têm avaliações periódicas de desempenho. Se informe!

 

 

Gostou das dicas?
Deixe seu comentário abaixo!

 

 

 

 

 

>> Saiba mais sobre o processo de Coaching de Carreira!