Há inúmeros artigos, vídeos, cursos e dicas sobre realização, planejamento e alcance de objetivos e metas, concorda? E isso tudo é muito válido, mas o que eu quero te contar hoje são somente duas coisinhas (que aprendi ao longo da minha experiência ajudando as pessoas a se sentirem mais realizadas) que serão essenciais para você realmente conquistar o que deseja e por em prática seu planejamento!

 

“Thais, toda vez eu penso no que quero realizar, monto plano de ação, escrevo minhas metas num papel e colo na parede, rezo, faço promessas, e nada….”

 

Se identificou? Esse artigo é pra você! Isso tudo é importante, sim!!! Mas, não é suficiente! Há dois segredos no meio do caminho que farão toda a diferença na sua trajetória de realização. E é isso que quero compartilhar com você agora!

 

Para começar, pense em um objetivo. Pensou? Agora vamos lá. Tome nota e considere esses dois aspectos:

 

1. Celebre toda e qualquer pequena vitória!

 

Você consegue perceber como você melhora a cada ano, como você não é mais a mesma pessoa de anos atrás, do emprego passado, do relacionamento passado? Percebe e valoriza suas conquistas, suas mudanças, sua evolução?

 

Em alguns momentos eu gostaria de gravar um vídeo da primeira sessão de alguns clientes meus, só para que, na última sessão, eu possa mostrar pra ele como ele era no início do processo. É impressionante como não nos damos conta de nossas conquistas, dos degraus que subimos em cada situação que experimentamos.  Não somos condicionados a olhar nossa melhora, tão pouco percebê-la e quem dirá celebrá-la.

 

Pois aqui vai minha primeira dica importantíssima para você, realmente, ter força suficiente para chegar onde deseja, seja qual for sua meta ou objetivo: Quando você ganhar, comemore – é importante, inclusive, que crie um rito de passagem.

 

Lembre que essa vitória custou momentos difíceis, noites de dúvidas, intermináveis dias de espera. Desde os tempos antigos, celebrar um triunfo faz parte do próprio ritual da vida. A comemoração marca o final de uma etapa. Se a evitamos, não estamos nos beneficiando do melhor presente que a vitória nos dá: confiança. E essa confiança será essencial para que você chegue ao objetivo final.

 

Se seu objetivo é grande, envolve várias etapas e muito tempo, divida-o em partes e evidencie os desafios ao longo da caminhada. Para cada um dos desafios e metas estipulados e superados, ainda que pequenos, celebre! Celebrar é uma forma de gratidão à vida, por suas possibilidades e por nossa capacidade; é um reconhecimento íntimo que promove grande satisfação pessoal. É como reconhecer tudo que você já conseguiu valorizando o que foi feito e não o que ainda precisa fazer. Tornar célebre cada vitória nos predispõe a uma progressão contínua, motivando-nos para a ascensão necessária.

 

Não olhe somente para o objetivo final, perceba que ele acontece e é construído dia após dia. Isso irá te estimular e te motivar cada vez mais. Celebre hoje suas pequenas vitórias de ontem, por mais insignificantes que pareçam. Amanhã, um novo desafio se aproxima, e irá exigir toda sua atenção e esforço: a lembrança e a recompensa por uma vitória sempre ajudam a alcançar o próximo nível.

 

2.  “Conte com os imprevistos”

 

Contraditório falar em “contar com imprevistos”, não é mesmo? Mas o que quero te propor aqui é que perceba que você deve considerar uma margem de erro no seu caminho, como uma gordurinha extra.  A primeira coisa que você precisa saber é que nós não sabemos quando algum imprevisto vai acontecer – mas sabemos que imprevistos acontecem quase que diariamente. Logo, eles não seriam imprevistos, certo? Se sabemos que podem acontecer imprevistos, precisamos nos planejar para o não planejado.

 

Quando se trata de conquistar metas e objetivos, muitas pessoas visualizam uma linha reta onde passos certeiros e muita força de vontade irão levá-las ao objetivo final. Porém, na vida real, sabemos que não é assim. Todo processo de conquista de um objetivo envolve tentar, falhar, cair, levantar, se desmotivar, cansar, entre tantos outros desafios. Muitas vezes, antes mesmo de conquistarmos o que desejamos, experimentamos um grande estado de frustração e desânimo. Vamos chamar esse período de turbulência. Você precisa contar com as turbulências e incluí-las no seu planejamento.

 

blank

 

O objetivo é muito mais estimulante quando está no plano da imaginação, (inclusive é por isso que muita gente não sai desse plano); quando partimos para a realização, acontece uma série de fatores que nos pegam de surpresa e que nos desestimulam. Preveja que esses fatores irão surgir (independente de como eles sejam especificamente) e que você irá enfrenta-los. Faz parte, deve fazer parte!

Essa estratégia irá te ajudar a ter muito mais flexibilidade diante dos desafios e dos imprevistos e te dará suporte para não desistir. Porque, aqui entre nós, o que acontece na maioria das vezes é que, no decorrer dos dias e dos desafios que vão surgindo, a gente vai desistindo e deixando para lá, ou para a semana que vem, ou para o ano que vem ou para nunca mais. E nós não queremos mais isso, certo?!

 

Quer fazer acontecer? Se inscreva para o o PROGRAMA COACHING DE CARREIRA entenda como essa metodologia pode te trazer mais e melhores RESULTADOS!

 

 

Até a próxima!

Thais Campos

Coach de Carreira

 

Open chat