No quesito profissional, muitas vezes nos sentimos estagnados ou sem muitas perspectivas. Por isso, esse artigo reúne 6 comportamentos essenciais para você alavancar sua carreira de vez. Tome nota:

 

1 – Autoconhecimento, Autoconhecimento e Autoconhecimento

Como melhorar o que não se conhece? O autoconhecimento é a fundamentação de qualquer processo de desenvolvimento e melhoria profissional. Somente a partir do conhecimento dos seus pontos fortes, pontos de melhoria, dificuldades, limitações, capacidades em potencial é que você será capaz de trabalhar em prol de avanços. O autoconhecimento irá proporcionar uma evolução geral em sua vida, principalmente no sentido de alavancar sua carreira.

As habilidades exigidas pelo mercado mudaram. Hoje habilidades profissionais dizem respeito muito mais a atitudes do que conhecimento específico. Nesse sentido, se faltar autoconhecimento, você perderá destaque e competitividade. Algumas ferramentas iniciais podem ajudar muito nessa reflexão: Autoanálise SWOT e autoaplicação de teste comportamental, como o assessment, por exemplo, podem te ajudar muito a alavancar sua carreira.

 

2 – Desenvolva Inteligência Emocional

Você já ouviu falar em soft skills?

São habilidades subjetivas, competências comportamentais, de difícil identificação e mensuração e que são muito procuradas nos profissionais hoje em dia. Um grande exemplo de soft skill é a inteligência emocional. Ela se refere à capacidade que você tem de controlar as suas emoções para alcançar seus objetivos. rata-se de saber lidar com os altos e baixos para obter êxito. Reconhecer e administrar nossas emoções nas mais diversas situações, utilizando sempre uma perspectiva positiva é o que podemos chamar de INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.

E o que ela tem a ver com sua capacidade de alavancar sua carreira?

TUDO!

Pessoas emocionalmente inteligentes são normalmente autoconfiantes, persistentes, motivadas e capazes de autocontrole. São pessoas que possuem muito mais jogo de cintura e se dão melhor em seu ambiente de trabalho.

Para desenvolver inteligência emocional, o ponto de partida é o AUTOCONHECIMENTO. Voltamos ao primeiro comportamento desse artigo.

 

3 – Você precisa de um MENTOR

Já pensou se você pudesse contar com os conselhos de alguém mais experiente na sua área de atuação na hora de tomar decisões? É para isso que existe a mentoria. Todo profissional que deseja ir mais além em sua carreira deve contar com a ajuda de um bom mentor. Esse profissional é alguém com expertise na sua área e que poderá contribuir para você tomar melhores decisões e se desenvolver com mais facilidade ao longo da sua trajetória profissional.

blank

Esse mentor poderá ser um profissional contratado ou mesmo alguém do seu convívio próximo que você considera que tem algo a te ensinar e conseguirá te ajudar em seu caminho.

Portanto, seja para ter uma referência a seguir, tirar dúvidas, pedir conselhos, desabafar, seja para pedir ajuda na hora de uma decisão, os mentores são um apoio muito bem-vindo para alavancar a carreira de qualquer pessoa.

 

4 – Tenha clareza sobre suas metas

Qual seu grande objetivo como profissional? Onde realmente deseja chegar? O que precisará fazer para chegar lá? Quer alavancar sua carreira para chegar onde?

Como já mostra o maior clichê cinematográfico do mundo:

“para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”.

Sim, essa citação de Alice no País das Maravilhas é um dos clichês mais utilizados dentro dessa temática, mas de qualquer forma, não menos verdadeiro.

Você realmente sabe o que você quer? Tem objetivos profissionais? Sabe onde quer estar daqui 5, 10 anos? – Essa é uma clássica pergunta de entrevista de empregos, e tem muita validade aqui nesse contexto. Sabe por que é importante ter metas? Para desenhar um planejamento, para medir e acompanhar indicadores. Como você vai alavancar sua carreira se você não sabe para onde está indo? Qual direção vai tomar? Vai concentrar esforços onde?

 

5 – Equilibre vida profissional e pessoal.

Engana-se quem considera a carreira como uma questão a parte na vida. Ela é um dos pilares mais importantes da nossa vida e está relacionada a todo resto, sim. Aliás, antes de ser um bom profissional, seja um bom ser humano! Tenha valores e saiba quais são eles, entenda quais são suas prioridades na vida. Não deixe esse aspecto de  lado, procure se desenvolver pessoalmente, isso faz parte da sua evolução como um todo.

Nos processos de Coaching de Carreira que conduzo procuro trazer à tona questões pessoais como: autoconhecimento, crenças e valores. Isso tudo está ligado ao sucesso profissional de meus clientes.  Não se engane, para que consiga alavancar sua carreira, é preciso que haja um equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal.

 

Quer alavancar sua carreira e precisa de ajuda? Conheça o processo de COACHING DE CARREIRA.

 

6 – Socialize

Oportunidades surgem a partir de conexões que fazemos. Então, se você é do tipo caladão, “na sua”, é hora de rever esse comportamento e mudar. Procure interagir com pessoas novas e com características diferentes das suas a todo momento.

A socialização é importante porque é a base das relações humanas. Quando ela acontece, possibilita estar em meio às pessoas e criar relacionamentos pessoais e profissionais com elas. No meio profissional isso é extremamente importante.

Ser sociável no trabalho é essencial para você conseguir alavancar sua carreira, já que se você não tem a capacidade de estabelecer relações humanas com outras pessoas, sua trajetória provavelmente sofrerá. Estabelecer uma boa relação com todos e conhecer melhor as pessoas que trabalham com você te ajudarão a se comunicar melhor, ter mais confiança nos outros e a trabalhar em grupo.  Além disso, ao se socializar mais, você gera mais confiança dos outros em você, aumenta seu poder de persuasão e sua capacidade de empatia.  Perceba que nesse quesito, você tem enorme condição de alavancar sua carreira e todos saem ganhando!

 

Espero que essas dicas te ajudem a levar sua carreira para um próximo nível.

 

Até a próxima!

Thais Campos

Coach de Carreira

 

 

 

 

 

 

 

Open chat